RAZõES PELAS QUAIS MUITOS AUTISTAS SãO DIAGNOSTICADOS TARDIAMENTE

O diagnóstico tardio do transtorno do espectro do autismo (TEA) não é incomum, dada a grande variação dos sintomas.

O TEA pode passar despercebido se uma pessoa não tiver comportamentos ou características que sejam imediatamente reconhecidos como neurodivergentes (diferentes dos outros). Ou for capaz de mascarar esses comportamentos e parecer neurotípico (igual a todas as outras pessoas).

Algumas pessoas autistas são capazes de se comunicar verbalmente, conviver com colegas neurotípicos e ter interesses e interações socialmente apropriadas.

Somente mais tarde na vida, quando as responsabilidades e os relacionamentos se tornam mais complicados, é que os traços do TEA podem se revelar.

Créditos: Jamie Casper/istock

Razões que fazem o autismo passar despercebido

Variedade de apresentações clínicas

O autismo é um espectro de condições neurodesenvolvimentais, o que significa que os sintomas podem variar amplamente de uma pessoa para outra. Alguns indivíduos podem ter sintomas mais óbvios desde a infância, enquanto outros podem ter sintomas mais sutis ou diferentes que não são facilmente reconhecidos como autismo.

Mudanças nos critérios

Outra razão para um diagnóstico errado é que uma pessoa pode ter nascido antes da revisão da definição no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos de Saúde Mental, Quinta Edição (DSM-5).

Antes do lançamento do DSM-5 em 2013, existiam subtipos de autismo, como a síndrome de Asperger e o transtorno invasivo do desenvolvimento – sem outra especificação. Com o lançamento do DSM-5, essas subclassificações foram abandonadas e o autismo foi descrito como uma ampla gama (espectro) de características e comportamentos. 

Existência de outras condições médicas ou de saúde mental

Muitas pessoas autistas têm outras condições médicas ou de saúde mental, como ansiedade, depressão, TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) ou TDA (Transtorno de Déficit de Atenção). Os sintomas dessas condições podem obscurecer os sintomas do autismo e dificultar o diagnóstico.

Estigma e preconceito

O estigma em torno do autismo pode levar a uma relutância em buscar avaliação e diagnóstico. Algumas pessoas podem temer o estigma associado ao autismo ou ter preocupações sobre como o diagnóstico pode afetar suas vidas pessoais e profissionais.

Veja também: Faça isso para aumentar sua segurança durante ligação no WhatsApp

Veja também: Sabe quais são as partes mais sujas do avião? Comissárias revelam

2024-02-22T20:45:19Z dg43tfdfdgfd