VERSTAPPEN E TSUNODA à BEIRA DE PUNIçãO NA BéLGICA: CONFIRA TABELA DE TROCA DE MOTORES

O grupo Red Bull não terá vida fácil no GP da Bélgica, que acontece neste fim de semana, em Spa-Francorchamps, e isso porque tanto Max Verstappen, da equipe principal, quanto Yuki Tsunoda, que defende a RB, estão com um pé e meio na perda de posições já para a 14ª etapa da temporada 2024 da Fórmula 1. Com trocas iminentes em componentes da unidade de potência, a punição aos dois será inevitável.

A unidade de potência se divide em sete partes, e as equipes têm à disposição um limite de elementos novos a serem usados por temporada: turbocompressor (TC - 4), motor a combustão (ICE - 4), MGU-H (4), MGU-K (4), bateria (ES - 2), central eletrônica (CE - 2) e escapamento (EX - 8). O que conta para a aplicação de punições, no caso, são as partes novas, e não as trocas feitas.

Na Hungria, por exemplo, Sergio Pérez voltou a usar um motor antigo após a batida no Q1 da classificação, substituição que não resultou em sanção para o mexicano. Só que o mesmo não deve acontecer com Verstappen, uma vez que a própria Red Bull admitiu que já estudava o melhor momento para colocar no RB20 #1 o quinto motor de 2024.

Cada mudança de elementos resulta na perda de dez posições no grid. Dependendo do número de modificações que os taurinos promoverem, Max pode até parar no fundo do pelotão. E o mesmo vale para Tsunoda, tanto que o diretor-esportivo da RB, Alan Permane, confirmou à imprensa que o japonês terá de pagar punição em Spa.

Verstappen e Tsunoda não são os únicos no limite das trocas. Embora tenha escapado da perda de posições na Hungria, Pérez usou o quinto motor diferente na etapa anterior, na Inglaterra, e largou do pit-lane. O mexicano também já excedeu o limite da bateria e do controle eletrônico, portanto qualquer nova peça também resultará em punição.

Em todo o grid, na verdade, apenas George Russell, Lewis Hamilton e Fernando Alonso não correm risco de sanção na Bélgica, pois ainda não chegaram ao limite dos componentes novos permitidos. Confira a seguir a tabela completa até o momento:

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Bélgica de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira (26), o treino livre 1 começa às 8h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a segunda sessão será ao meio-dia. No sábado (27), às 7h30, acontece o TL3, ao passo que a classificação será às 11h. Por fim, no domingo (28), os pilotos disputam a corrida em Spa-Francorchamps a partir das 10h.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

 LEIA TAMBÉM: Red Bull alerta Verstappen e diz que “nada está garantido” na briga pelo título da F1 2024

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

2024-07-26T11:41:34Z dg43tfdfdgfd