RENAULT CONFIRMA SAíDA DA F1 AO FINAL DE 2025 E ABRE CAMINHO PARA UNIãO ALPINE-MERCEDES

A Renault vai mesmo deixar a Fórmula 1 ao final da temporada 2025, antes da chegada da próxima geração de motores na categoria máxima do automobilismo mundial. A confirmação veio nesta sexta-feira (26) por meio de Bruno Famin, que também está de saída da chefia da Alpine.

A decisão abre caminho para a chegada da Mercedes, conforme noticiou esta semana a publicação inglesa Autosport. O acordo, na verdade, era especulado já para o ano que vem, uma vez que a equipe francesa vive momento delicado na F1 quanto ao desempenho em pista.

Na Bélgica, que recebe a F1 neste final de semana, Famin falou à imprensa sobre o encerramento da produção das unidades de potência em Viry, uma das sedes do time francês. "Apresentamos um projeto, e não é de unidade de potência."

"É um projeto muito maior, de transformação da marca Alpine, e a marca do motor está se desenvolvendo com sete novos modelos com tecnologia de ponta. Há planos ambiciosos para construção desta nova marca esportiva e torná-la conhecida fora da França, em todo o mundo", acrescentou.

"O projeto apresentado no início da semana aos representantes da equipe em Viry é realocar os recursos do desenvolvimento da unidade de potência da Fórmula 1 para o desenvolvimento de novas tecnologias para a marca. A consequência, caso seja aceito, é que a Alpine compre uma unidade de potência em vez de desenvolver a sua própria. Assim, teríamos mais recursos para desenvolver a marca", completou Famin, sem deixar pistas sobre quem será o próximo fornecedor.

"Estamos conversando com alguns fabricantes e, por enquanto, nada está fechado porque é um projeto", enfatizou Famin. "Temos de seguir a lei sindical francesa, há processos sociais rigorosos a serem seguidos, e não podemos tomar nenhuma decisão até que tenhamos chegado ao fim desse processo", seguiu.

"Por enquanto, estamos conversando com alguns fabricantes, mas não podemos assinar nada até que esse processo termine", concluiu.

Há alguns meses, tornou-se pública a discussão interna da Renault sobre o sentido de continuar produzindo motores na F1 e se o custo/benefício era benéfico, uma vez que montadoras fortunas na criação, produção e atualização dos propulsores da F1. Sobretudo com a chegada de uma nova geração de motores, que, embora mais barata que a atual, precisa ser formatada desde a concepção.

Flavio Briatore, que voltou a ser figura oficial da equipe como consultor após 15 anos, é sabidamente alguém que tem questionado a fabricação de motores próprios. Inclusive, quem estava no paddock da F1 no último fim de semana, na Hungria, aponta a presença do italiano algumas vezes nas instalações mercedistas.

As necessidades da Alpine ganharam tração nas últimas semanas, conforme o anúncio de que as atuais parceiras que fornecem combustível e lubrificante para o time, bp e Castrol (que é braço de lubrificantes da bp), têm acordo com a Audi para 2026.

Após conversar com as demais fábricas para saber quem tinha interesse de fornecimento e em quais moldes, a Alpine avançou somente com a Mercedes. O acordo ainda não está com contrato assinado e não é oficial, mas a revista afirma que as bases já foram estabelecidas e acordadas em princípio. As discussão agora estão na parte de detalhes, algo que pode levar algumas semanas ou até meses.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Bélgica de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado (27), às 7h30 (de Brasília, GMT-3), acontece o TL3, ao passo que a classificação será às 11h. Por fim, no domingo (28), os pilotos disputam a corrida em Spa-Francorchamps a partir das 10h.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

 LEIA TAMBÉM: Red Bull alerta Verstappen e diz que “nada está garantido” na briga pelo título da F1 2024

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

2024-07-26T15:57:15Z dg43tfdfdgfd