O QUE SIGNIFICA O ‘KM/L E’ DOS CARROS HíBRIDOS PLUG-IN E ELéTRICOS?

Os carros novos vendidos no Brasil precisam ter seu consumo, eficiência energética e emissões aferidos dentro dos padrões do Inmetro. Os resultados saem em uma tabela e estão presente na etiqueta colada nos carros zero km. Um dado que vêm gerando polêmica e sendo usado de forma errada é o “km/l e“, presente em carros elétricos e híbridos plug-in.

Indo direto ao ponto, o km/l e publicado pelo Inmetro não é referente sobre consumo de combustível. Ele é o resultado de um cálculo sobre a eficiência energética de um carro elétrico ou de um híbrido plug-in rodando sem acionar o motor a combustão.

VEJA TAMBÉM:

Essa eficiência do motor elétrico é convertida para o km/l e para demonstrar qual seria o consumo caso o carro fosse a combustão. A ideia é medir o “consumo de eletricidade” do carro, já que o motor, o peso, a aerodinâmica, os pneus e outros fatores pesam na eficiência e autonomia de um veículo independente da forma de propulsão.

Com esse km/l e o consumidor pode comparar dois carros elétricos que está em seu radar. Por exemplo: um pode ter a bateria maior, porém o motor dele é menos eficiente no uso urbano, o que resultaria em autonomia menor.

O mesmo vale para carros híbridos plug-in, o km/l e serve para medir a eficiência apenas no modo de condução onde o motor elétrico e as baterias estão tracionando o veículo. Para o Inmetro, o consumo de combustível referente ao modo de condução híbrido é o que está na coluna que informa o combustível utilizado.

O km/l e está sendo usado para enganar

As normas do Inmetro para medir o consumo de combustível dos carros são padronizadas. O que está na tabela e na etiqueta foi aferido no modo de condução que o carro está na hora que a partida é dada.

Ou seja, não são realizados ajustes como alternar para o modo mais econômico ou programar uma reserva de carga para a bateria. Por isso, não é raro ver motoristas afirmando que conseguem médias de consumo melhores que as vistas nos dados oficiais.

Como já falamos diversas vezes, esses dados são referenciais. O fato de serem padronizados significa que todos os carros foram aferidos da mesma forma e nas mesmas condições, isso gera um parâmetro seguro para a comparação.

O km/l e, por ter sempre um dado mais otimista que o consumo de combustível, começou a ser usado por chamar mais a atenção. Isso ficou popular após a Toyota divulgar o dado quando lançou o RAV4 Plug-in Hybrid. Em modo elétrico ele consume o equivalente a 35 km/l na cidade, porém o consumo de combustível é de 14 km/l.

Alguns até tentam falar que o km/l e representa o consumo em modo híbrido, enquanto a outra medida é só do motor a combustão. Isso cai por terra pelo dado não informar o combustível e também estar presente nos carros 100% elétrico.

Se você está pensando em comprar um carro elétrico ou um híbrido plug-in, nossa dica é que tome cuidado na hora de se informar sobre o consumo. A letra “e” junto do km/l muda completamente a informação. No AutoPapo usamos apenas o consumo de combustível e a autonomia para evitar confusões e garantir a precisão para nossos leitores.

2024-07-19T12:17:18Z dg43tfdfdgfd