TOYOTA CONVERSA COM HAAS E ESTUDA RETORNO à FóRMULA 1 DE OLHO EM 2026

Fora da Fórmula 1 desde 2009, a Toyota pode voltar a fazer parte da maior categoria do automobilismo mundial em breve. De acordo com o portal neerlandês RacingNews365, mirando o novo regulamento de motores, que começa a valer a partir de 2026, a montadora japonesa estaria em negociações avançadas com a Haas para uma possível parceria — semelhante ao que a Alfa Romeo tinha com a Sauber — já para 2025.

A ideia é que, a médio prazo, Toyota e Haas passem a produzir peças para os carros da F1 já dentro do novo regulamento da categoria. O portal húngaro Formula.hu reporta que o projeto teria participação, inclusive, da italiana Dallara.

Ainda segundo o RacingNews365, a fabricante japonesa não tem planos imediatos de fornecer motores em um futuro próximo, mas teria como objetivo trabalhar em conjunto com a equipe americana na produção do chassi para 2026. Parte desse plano seria usar o túnel de vento da Toyota, em Colônia, na Alemanha, remanescente da época em que a marca fazia parte da F1. O túnel, atualmente, é utilizado pela Andretti, que tenta uma vaga classe a partir de 2026, mas já foi usado por McLaren, Ferrari e a extinta Force India no passado.

A iniciativa teria apoio, inclusive, da própria Fórmula 1, que vê com bons olhos uma marca japonesa como fabricante de motores na categoria. Além da Honda fornecer o equipamento, o retorno da Toyota impulsionaria o futuro da categoria no Japão e confirmaria essencialmente o apoio global que o esporte vem recebendo atualmente.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Do outro lado, também seria um projeto benéfico para a Haas, que vem evoluindo na F1 e faz uma boa temporada em 2024. Vale lembrar que o chefe do time de Kannapolis é o engenheiro japonês Ayao Komatsu.

Na F1, a Toyota teve como melhor resultado o quinto lugar no Mundial de Equipes, em 2008, mesmo ano em que decidiu fechar as portas. A equipe conseguiu alguns pódios, mas nunca venceu uma corrida na categoria.

Fórmula 1 agora parte rumo a Hungaroring para o GP da Hungria entre os dias 19 e 21 de julho. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras etapas durante todo o ano.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

2024-07-09T21:22:36Z dg43tfdfdgfd