FERRARI ADOTA CONCEITO DA RED BULL E EXIBE NOVOS SIDEPODS EM ATUALIZAçõES NA ESPANHA

Não foi só a Mercedes que decidiu mudar o estilo dos seus sidepods depois de fracos resultados nesta temporada. A Ferrari também promoveu uma série de alterações na SF-23, com o objetivo de ampliar a performance e se aproximar da briga com a Red Bull. Na verdade, a escuderia planeja colocar na pista de Barcelona, onde a Fórmula 1 está neste fim de semana para a sétima etapa da temporada, um grande pacote de atualizações, incluindo uma revisão dos sidepods, agora muito semelhante ao conceito usado pelos taurinos.

Basicamente, a equipe italiana decidiu aposentar as laterais mais largas do modelo in-wash, que jogavam o ar que passava pelo carro para cima e aposta agora no downwash, similar ao projeto idealizado por Adrian Newey, que direciona o fluxo de ar para baixo da carenagem e suspensão traseira dos carros. Esse, aliás, é considerado um dos grandes segredos do sucesso do carro dos energéticos.

Carlos Sainz, que será o responsável por testar as novidades, se mostrou satisfeito com o que viu nas garagens e elogiou a rapidez da equipe em conseguir trazer as mudanças para a primeira parte da temporada. "Você não pode imaginar o esforço que o pessoal da fábrica em Maranello fez em tentar trazer este pacote aqui em Barcelona. Deveria vir muito mais tarde na temporada e toda a fábrica estava simplesmente sem fôlego nos últimos meses por causa da situação para tentar trazê-lo mais cedo", afirmou o piloto espanhol em entrevista coletiva, também acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO, na Espanha.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A solução encontrada pela Red Bull, e que vem sendo a que mais tem dado resultados, já havia sido copiada por Aston Martin, Williams, Alpine e sua equipe irmã, AlphaTauri. Apesar dessa mudança, a Ferrari manteve parte do DNA de seu sidepod original, já que a entrada e o duto do chassi em forma de S ainda continuam, mas, provavelmente, com função ligeiramente alterada, de acordo com informações da revista Autosport.

A decisão da cúpula ferrarista em mudar os conceitos do sidepod acontece enquanto o time busca respostas sobre a razão pela qual o carro vermelho é rápido em uma única volta, como na sessão classificatória, mas tem um ritmo de corrida bem inferior. A esquadra italiana acredita que o problema está na aerodinâmica, principalmente se há grandes mudanças de direção do vento nas provas, ocasionando variação dos níveis de aderência dos pneus.

"A intenção não é adicionar downforce, mas torná-lo mais consistente e colocá-lo em uma janela operacional melhor", afirmou Frédéric Vasseur, o chefão ferrarista sobre as atualizações.

Mesmo com essas mudanças, que deveriam ter sido parcialmente lançadas em Ímola, se o GP da Emília-Romanha não tivesse sido cancelado devido às chuvas que assolaram a região, Sainz ainda soa cético com as novidades, apesar de continuar com os elogios à equipe. "Acho que não posso reclamar do pacote que estamos trazendo para cá", completou o piloto número 55.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Espanha de Fórmula 1, na Catalunha, AO VIVO e EM TEMPO. O repórter Eric Calduch faz a cobertura ‘in loco’ de todo o fim de semana.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

2023-06-01T22:00:26Z dg43tfdfdgfd