As quedas fazem parte do motociclismo de competição e este ano Joan Mir lidera no índice de acidentes na classe rainha do motociclismo. O chefe de mecânicos do seu colega de equipa, na Repsol Honda, Santi Hernández, comentou ao site oficial do MotoGP quais são as maiores causas para as quedas no mundial.
Perder a frente
A maior parte dos acidentes no MotoGP ocorre quando os pilotos perdem a frente da moto. Os pilotos travam demasiado tarde e com demasiada intensidade e isso faz com o pneu da frente perca a tração, derrape e o piloto perca de repente o controlo da frente da moto.
Nestes casos [incluindo lowsides] vemos os pilotos bem e a tentarem proteger-se com as mãos [enquanto deslizam, por exemplo] e minimizarem o impacto.
O highside
O highside acontece por norma quando os pilotos perdem tração na roda traseira e a recuperam de repente. É nessa altura que o piloto é sacudido para o ar. Antigamente as maiores quedas eram originárias de highsides, mais do que os acidentes por se perder a frente. Agora com a eletrónica conseguimos evitar muitos highsides oriundos da perda da tração atrás, devido ao controlo de tração e potência. É mais fácil controlar este tipo de queda.
Este costuma ser o tipo de acidente mais perigoso para os pilotos, que não sabem o que aconteceu e não sabe como controlar e evitar a queda, e além disso é projetado no ar, com o regresso ao asfalto a ser por norma feito com um grande impacto.
Condições da pista
Há muitos outros motivos para as quedas, por vezes depende das condições da pista, como a existência de óleo ou sujidade em pista, o que gera a perda de tração.
Pneus
Por vezes, quando os pneus são novos e não têm a temperatura correta isso também causa quedas.
Falhas mecânicas
Outro motivo que pode levar às quedas tem a ver com problemas mecânicos, como o controlo de tração ou outro componente eletrónico deixe de funcionar como é suposto e isso origine um highside, por exemplo, ou quando a manta para aquecer os pneus não funcionou como devia... O contacto com outros pilotos pode danificar sensores que depois não dão as informações necessárias e isso pode levar a acidentes.
A segurança
O equipamento de segurança do piloto, desde o fato, o capacete, as luvas, as botas, todos melhoraram muito. O fato de proteção tem um airbag, por exemplo, que é muito importante. Também usam a raspadeira nos joelhos, bem como proteção nos braços... a cada que passa temos mais ideias de como melhorar a segurança e proteger o corpo dos pilotos. Temos ainda as barreiras de ar nas pistas, que são muito importantes quando um piloto está nessa zona, para amortecer eventuais impactos e minimizar o risco de lesões. Temos ainda as escapatórias, especialmente nas curvas mais rápidas.
2023-06-01T17:42:28Z dg43tfdfdgfd