SUZUKI GSX-S1000GX: UMA MONSTRA DA TECNOLOGIA

A Suzuki oficializou no Brasil o lançamento da GSX-S1000GX, nova crossover da marca que chega como o modelo mais tecnológico já oferecido pela montadora no país. Apresentada ao público durante o Festival Interlagos 2025, a moto se destacou como uma variante focada para longas viagens.

VEJA TAMBÉM:

  • Preço sugerido da Suzuki GSX-S1000GX: R$ 98.800.
  • O modelo começa a ser disponibilizado nas concessionárias da marca em junho.

Classificada como uma Supreme Sport Crossover, a GSX-S1000GX combina o desempenho de uma superbike com o conforto de uma touring, sendo a primeira moto da Suzuki a incorporar a Suspensão Eletrônica Avançada (SAES). Um sistema semi-ativo que ajusta automaticamente o amortecimento e a pré-carga conforme a velocidade, o tipo de superfície e a frenagem, utilizando dados da Unidade de Medição Inercial (IMU).

Outro destaque tecnológico é o Suzuki Road Adaptive Stabilization (SRAS), que detecta irregularidades na estrada e adapta a suspensão em tempo real, elevando o nível de estabilidade e conforto. A motocicleta também conta com o Suzuki Drive Mode Selector Alpha (SDMS-α), que oferece três modos de condução pré-configurados e um personalizável, além de integrar controle de potência, tração e amortecimento.

Entre outros recursos tecnológicos, o controle de torque em curvas (Roll Torque Control), que modula a entrega de torque durante inclinações para evitar derrapagens. O pacote eletrônico inclui ainda sistema de freios Motion Track Brake System, com atuação eficaz do ABS mesmo durante curvas, e quick shifter bidirecional, que permite trocas de marcha sem uso da embreagem nas subidas e reduções.

A GSX-S1000GX é equipada com motor de 999 cm³ derivado da esportiva GSX-R1000, ajustado para entregar 152 cv de potência e 10,8 kgfm de torque de forma mais linear e amigável para o uso em diferentes cenários. A ciclística foi pensada para proporcionar uma pilotagem confortável: guidão mais largo e recuado, assento espesso e ergonômico, pedaleiras reposicionadas e curso de suspensão ampliado em comparação à GSX-S1000GT (mais 3 cm na dianteira e 2 cm na traseira).

O painel TFT de 6,5 polegadas com conectividade via o app Suzuki mySPIN oferece integração com smartphone, navegação, música e chamadas. Há também controle de cruzeiro inteligente, que segue ativo mesmo durante trocas com o quickshifter.

V-Strom 800 renovada

Além da GX, a Suzuki apresentou uma nova versão da V-Strom 800, agora equipada com rodas de liga leve. Voltada para o uso no asfalto e em viagens de longa distância, a moto complementa a linha que já contava com a versão DE, de apelo mais off-road. Com motor bicilíndrico de 776 cm³, a nova configuração da Big Trail será vendida a partir de agosto, nas cores azul, preta e verde, com preço sugerido de R$ 63.800 (sem frete).

  • A expectativa do Grupo J.Toledo/JTZ, representante das marcas Suzuki, Haojue, Zontes, Kymco e Hisun no Brasil, é encerrar 2025 com crescimento recorde. Segundo o diretor comercial Ricardo Kato, os primeiros cinco meses do ano indicam alta de 45% nos emplacamentos em relação ao mesmo período de 2024 — um desempenho bem acima da média do setor, estimada em 11%.
  • A diretora executiva do grupo, Carolina Toledo, reforçou que o lançamento da GSX-S1000GX e da V-Strom 800 de liga leve marca a superação da meta anunciada em 2024.

Prometemos dez lançamentos e já entregamos onze. E ainda vem mais novidade até o fim do ano”, afirmou.

2025-06-09T11:04:40Z